Os documentos analisados neste acervo do memorial César Leite estavam sobre a responsabilidade do Arquivo Central da UFPA, eles foram enviados para o Arquivo Nacional e posteriormente disponibilizados para pesquisa e consulta pública. A documentação possui dois tipos de arquivos: (1) Correspondência dos reitores da Universidade Federal do Pará (UFPA) com os agentes do SNI na cidade de Belém e (2) Pessoas Investigadas pelo SNI sejam docentes e estudantes. O período compreendido para objeto de catalogação da documentação que foi disponibilizada pelo SIAN (Sistema do Arquivo Nacional) é compreendido entre 1964 a 1985.
O recorte de escolha foram os discentes, os docentes que no período compreendido entre 1964 e 1985 foram investigados pela Agência Belém (ABE), ela era um órgão ligado ao Sistema Nacional de Informações (SNI). A escolha dos nomes foi feita a partir de pesquisa do acervo digital no SIAN dos sujeitos que fizeram parte desta pesquisa, que deram entrevista ao projeto A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985) e que está disponibilizada no site UFPA multimídia (http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/), bem como de personalidades locais que tiveram destaque no âmbito político local, como a figura de Benedito Monteiro.
Os documentos pesquisados são referentes as seguintes pessoas investigadas: Benedito Monteiro, João de Jesus Paes Loureiro, José da Silva Seráfico de Assis Carvalho, Júlio Ribeiro, João Moacir Santiago de Mendonça, José Miguel Martins Veloso, Hecilda Mary Veiga, Edilza Joana Oliveira Fontes, Antônio Prince Bouez, Waldir Paiva Mesquita, Camillo Duarte Montenegro, Edna Maria Ramos de Castro, Alcyr Bóris Meira, Alberto Ferreira Puty, Cláudio Sales, Amarilis Isabel Tupiassú, Aluzio Lins Leal, Heraldo Maués, Fernando Antônio Martins Carneiro, Zélia Amador de Deus e Egídio Machado Salles Filho e Edson Franco.